5º Chakra – VISHUDA - Laríngeo ou garganta
09-11-2012 16:46
O quinto chakra fica na frente da garganta e está ligado à tiróide. Abrange a garganta, queixo, ouvidos, aparelho vocal, irradiando horizontalmente na zona da nuca. A sua cor é azul clara, está associado à tomada de responsabilidade pelas nossas necessidades, comunicações e vontades pessoais. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças da tiróide e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.
Mantra: HAM
Faixa de ação: Das axilas até os ouvidos
Cor: Azul-claro, prateado e o azul esverdeado.
Elemento: Éter
Símbolo:Lótus de 16 pétalas
Planeta: Mercúrio
Princípio básico: Ressonância do ser
Função dos sentidos: Audição
Glândula endócrina correspondente: Tiróide - Papel decisivo no desenvolvimento do esqueleto e dos órgãos internos, equilibra o crescimento físico e mental, regulariza o metabolismo hormonal (tiroxina)
Hormonas correspondentes: Tiroxina
Tratamento: Garganta, tiróide, voz, coluna, nuca, boca, dentes, face, ouvidos. Auto-expressão, criatividade, inibição, repressão, genialidade e problemas de comunicação (dificuldade em dar e receber)
Conflitos de Saúde: Gagueja, laringite, otite, afonia, rouquidão.
Música: Nota musical (sol)
Aspecto: O quinto Chakra constitui uma importante ligação dos chakras inferiores com os centros da cabeça. Serve como ponte entre os nossos pensamentos e sentimentos, entre os nossos impulsos e reações, transmitindo ao mesmo tempo o conteúdo de todos os chakras ao Mundo exterior.
Através do Chakra da garganta expressamos tudo o que vive no nosso interior, o nosso riso e o choro, os nossos sentimentos de amor e de alegria bem como o medo e a raiva, as nossas intenções e desejos, as nossas idéias, compreensões e percepções dos mundos interiores.
Este chakra está relacionado ao funcionamento do sentido da audição onde abrimos os nossos ouvidos e escutamos as vozes audíveis e ocultas da criação. Também nos damos conta da nossa voz interior, entramos em contato com a mente e recebemos a inspiração.
Desenvolvemos uma inabalável confiança na orientação pessoal mais elevada, tornamo-nos conscientes da nossa verdadeira tarefa na vida.
Vogal: O Chakra da garganta é animado pela vogal “E”. Ela une o coração e a mente. Esse som permite a expressão desse chakra.
Cromoterapia: Azul claro e azul vivo. Propicia calma e amplidão. Predispõe a inspiração espiritual.
Contato com a natureza: Céu azul, reflexo do céu nas águas, leve bater de ondas.
Força positiva: Comunicadora transmissora. A expressão do meu ser é o meu amor tornado visível.
Zodíaco: Gémeos e Virgem